terça-feira, 21 de maio de 2013

Introdução ao assunto

Ministério Pregai



Introdução ao assunto


 Fraqueza versus Fortalecimento  

 “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder (Ef    6.10)”.


Nos cultos de ensino da IBLB do Quincuncá Distrito de Farias Brito Ceará foi falado sobre o tema Fraqueza verso Fortalecimento em duas partes. Parte 1 Fraqueza Humana 2 e a Falta de Poder.
A ideia que as pessoas têm dos Cristãos é que todos deve ser super-crentes e tem que suportar tudo sozinho sem dizer nada. É ai onde todos se enganam não é bem assim, o cristão é ser-humano tem suas fraquezas e limitações todos chegam um dia no seu limite. A nossa humanidade nos conduzirá á fraqueza, seja ela física ou espiritual um dia vai chegar a porta, não estou dizendo que isso é uma regra, fraqueza pode ser entendida de diversa formas, temos o exemplo da fraqueza de Sansão, que era carnal não vigiava, e isso era a razão de torna-lo fraco espiritualmente (Juízes 16. 1-4). Devemos discernir qual a natureza da fraqueza, temos outro caso bem diferente do de Sansão é o caso de Elias que por um dado momento  foi conduzido a  sentir-se fraco após ter noticias de que a rainha Jazabel queria tirar sua vida a fraqueza de Elias o levou a: 1- fugir ( 1º Reis 19.3),2- se insolou, pois quando ele chegou em Berseba   mandou o seu moço ir embora ele quis ficar sozinho(1º Reis 19. 3), 3- Pediu a morte( 1º Reis 19.4) , 4- em  três ocasiões ele reclama a Deus, a primeira ele diz que não era melhor que seus pais a segunda e terceira ele fala do seu zelo e da preciosidade de sua vida( v.4, v.10, v. 14), 5- ele dorme um sono profundo mesmo depois de ser despertado e alimentado pelo anjo(1º Reis 19.5-8), 6- ele entrou na caverna (1º Reis 19. 9). Todas essas citações são sintomas de uma fraqueza espiritual causada por uma grande luta, diferente da fraqueza carnal de Sansão.  
A Bíblia é repleta de caso de homens e mulheres que sentiram fraqueza espiritual, o caso de Elias nos serve de base para falar desse tipo de fraqueza. Já o caso de Sansão nos serve como base para falarmos da fraqueza carnal. A fraqueza espiritual ocorre devido a nossa humanidade, também é necessário sentir-se assim para dependermos mais de Deus. É diferente da fraqueza carnal que ocorre quando não vigiamos quando não guardamos os nossos olhos.
Falar de fraqueza espiritual parece ser um tabu, pois muitos temem expor a sua humanidade e fragilidade como ser-humano, talvez seja porque muitos dizem por ai que normalmente quem fala de um tipo assunto, é porque já passou pelo mesmo episódio então todos que falam de adultério já adulterou? É um absurdo pensar assim! Se falo de fraqueza não significa que estou fraco, é bem verdade que às vezes sentimos enfraquecidos devido às muitas provas, mas não significa que estamos desviados ou mortos espirituais. O que não podemos é permitir que as nossas fraquezas seja carnal.

Bibliografia
Bíblia de estudo Thompson